segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Joy Division “Shadowplay”

Foi durante um concerto dos Sex Pistols em 1976, que Ian Curtis conhece Peter Hook, Bernard Summer e Stephen Morris, originando a formação de uma banda. No inicio deram-lhe o nome de Warsaw, inspirado numa música de David Bowie - "Warszawa" - do álbum “Low”. No inicio de 77 começaram a fazer os seus primeiros espectáculos ao vivo, fazendo a primeira parte dos Buzzcocks. Nessa altura decidem alterar de nome para Joy Division, baseando-se na série The House Of Dolls (1965). O primeiro trabalho da banda foi lançado em 76, com o EP An Ideal for Living, com fortes influencias punk. As músicas deste EP, foram depois relançadas na compilação “Substance” de 98.
Nos finais de 78 assinam pela editora independente Factory Records e lançam finalmente o primeiro álbum de estreia - Unknown Pleasures – dividindo as opiniões entre o público e a critica, devido à sonoridade. Inserindo ambientes electrónicos, exibiam um punk mais sombrio, com letras mais intimistas, sendo depois rotulados como principal referência e pioneiros do post-punk. Para além dos famosos singles saídos de Unknown Pleasures, “Shadowplay”, “She Lost Control”, “Disorder” e “New Dawn Fades”, também a capa tornou-se famosa. Simples e directa, foi elaborada por Peter Saville e Chris Mathan, mas foi Bernard Summer ao qual teve a ideia.
Após a realização de um concerto nos estúdios da BBC2, lançam o single “Transmission”.
No final de 79, os inúmeros casos de epilepsia e os problemas conjugais de Curtis, causam algum desgaste à banda, mas que mesmo assim inicia a gravação do seu segundo disco – Closer – lançado em meados de 80. O álbum alcançou um sucesso bastante respeitável, sendo depois considerado como um dos registos mais importantes do movimento post-punk. “Isolation”, “Heart and Soul”, “A Means to an End”, "Twenty Four Hours" e “Passover”, são alguns dos singles a destacar. Saiu também nessa altura o famosíssimo single "Love Will Tear Us Apart", que imortalizou os Joy Division.
O fim da banda viria acontecer no dia 18 de Maio de 1980, data em que Ian Curtis comete o suicídio, devido à sua doença e inúmeras depressões.
A banda ainda lança em 81, “Still”, que continha resto de músicas gravadas em estúdio, incluindo “Dead Souls”, "The Only Mistake" e "Ceremony".
Foi lançado ainda variadas compilações, “Substance” (88), “Permanent” (95), “Heart and Soul” (97), “The Best Of...” (08) e recentemente “Total”, temas aliados com os dos New Order.
Após o fim dos Joy Division, os restantes membros formam os New Order em 80, seguindo por um caminho mais electrónico.
Memoráveis, os Joy Divison foram e continuam a ser uma forte influência na música nos dias de hoje, como podemos confrontar em bandas como os Interpol, She Wants Revenge, Editors, The National, Motorama, The Horrors, LCD Soundsystem e entre outros.

Para recordar “Shadowplay” do mítico registo “Unknown Pleasures”.

3 comentários:

Luis Baptista disse...

Um clássico na discografia JD, tal como muitos outros temas, são peças como esta que são imortais e JD foi é e será sempre o legado de musica mais importante da história da "Musica".È sempre bom recordarmos qualquer bom momento com eles, não saberíamos no que se tornariam com Ian vivo, mas com dois discos transformaram o Mundo.
Abraço.

Espertinho disse...

Muito bom resumo (e blogue). Não esquecer uma banda menor claramente influenciada pelos JD, que são os também britânicos White Lies... :)

Spark disse...

Obrigado pela visita :)

Sim, ultimamente tem aparecido inúmeras bandas com influências dos Joy Division, incluindo nessa lista os White Lies, e mais recentemente os O. Children.

Abraço